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Setembro 13, 2024
Identificar os objetivos da estratégia de CX, tais como aumentar a satisfação do cliente, aumentar a retenção de clientes, aumentar as vendas e o seu relacionamento com a marca;
Identificar e entender as etapas da jornada do cliente, incluindo as necessidades, desafios e pontos de contato com a empresa;
Identificar os pontos críticos na jornada do cliente onde a experiência pode ser melhorada, como por exemplo: Processo de compra numa página web, preenchimento de formulários, acesso a suporte online de um serviço;
Definir metas e indicadores de desempenho para medir o sucesso da estratégia de CX;
Desenvolver um plano de ação para melhorar a experiência do cliente, incluindo ações para melhorar os pontos críticos identificados;
Implementar as ações do plano de ação e monitorizar os indicadores de desempenho para avaliar o sucesso da estratégia de CX;
Continuar a otimizar e melhorar a experiência do cliente com base nos dados e feedback dos clientes;
Envolver toda a equipa da empresa, desde a liderança até os colaboradores de linha de frente, para garantir a implementação bem-sucedida e sustentabilidade da estratégia de CX.
A crescente expectativa dos clientes: Os clientes estão cada vez mais acostumados a uma experiência personalizada, e as empresas precisarão de se esforçar para atender essas expectativas;
Concorrência: Com o aumento da oferta de opções digitais, as empresas precisarão de se destacar para serem escolhidas pelos clientes;
Mudanças tecnológicas constantes: As tecnologias estão a mudar rapidamente, e as empresas precisarão de se manter atualizadas para oferecer a melhor experiência possível aos clientes;
Proteção de dados e privacidade: Com a crescente preocupação com a privacidade dos dados, as empresas precisarão de garantir que estão a cumprir com as regulamentações e com a privacidade dos clientes;
Integração de canais: As empresas precisarão garantir que sua presença digital está integrada e sincronizada em todos os canais para oferecer uma experiência coerente e consistente aos clientes;
Análise e uso de dados: As empresas precisarão de usar dados e insights para personalizar e otimizar a experiência do cliente, mas sem violar a privacidade e regulamentações;