Com o aparecimento constante de ferramentas tecnológicas que auxiliam processos de marketing, é cada vez mais importante e desafiador para as empresas escolherem o seu stack tecnológico. A definição de um bom ecossistema digital que potencie o marketing das empresas, é a base para uma estratégia Martech.
 

O Marketing já não é apenas digital, é também tecnológico. A união da criatividade e tecnologia ao serviço do marketing das empresas é beneficiada com a automação e monitorização constantes, que aceleram inevitavelmente processos de definição e implementação de acções de marketing, que por vezes se baseiam em critérios mais vastos e sensoriais.

Nestes últimos tempos, a palavra-chave para uma boa estratégia MARTECH é a de Integração.
As empresas precisam de diversas valências digitais, que estão dispersas em várias ferramentas tecnológicas. A importância da possível comunicação entre ambas é fulcral para que fluxo de informação reduza a intervenção humana e permita que as acções de marketing possam integrar vários formatos. 

A verdade é que se uma empresa lançar uma campanha através de email marketing segmentando diferentes públicos, os resultados desta campanha devem ser registados de forma automática num CRM, onde será preparada uma campanha nas redes sociais que deve articular com um Business Manager do Facebook e em simultâneo com um software de envio de SMS´s que irá enviar um vídeo promocional lançado no canal do Youtube. 

Ao final do dia queremos medir o número de leads captadas numa landingpage e perceber qual o canal que contribuiu de forma mais eficaz para os pedidos de contacto recebidos, tudo através de um PowerBi que nos demonstra em realtime o nosso funil de vendas e em que momento da jornada do cliente os utilizadores se encontram.

Para a implementação de uma campanha com estas caraterísticas seria necessário a articulação de diversas ferramentas digitais em simultâneo. É aqui que entra o MARTECH! 

O grande objectivo da utilização destes ecossistemas é optimizar estratégias e potenciar campanhas de comunicação existindo uma grande agilidade na monitorização de dados e assertividade na interação com os clientes.